Como ter uma recepcionista de alto nível em seu consultório?

 

Olá, eu sou a Profª Gleice Oliveira!

Você: Dentista, Médico, Fisioterapeuta ou qualquer outro profissional de saúde já deve ter se questionado como fazer para que sua recepcionista tenha um atendimento de alto nível! Já aconteceu isso com você? Pois bem, eu tenho recebido muitas mensagens perguntando sobre o desempenho das recepcionistas e então resolvi fazer esse vídeo para conversarmos sobre estas dúvidas.

Muitos profissionais da saúde reclamam de suas recepcionistas: Poxa Gleice, elas não trabalham direito, elas não fazem o que eu peço, eu falo uma coisa e ela faz outra. Eu ouço diariamente muitas reclamações.

Então vamos lá! O primeiro ponto que você deve saber é que as recepcionistas requerem toda sua atenção, pois são fundamentais para seus resultados. Quando um paciente liga ou chega na clínica ou, até mesmo quando vai embora, quem faz o primeiro e o último contato com ele é sua recepcionista.

Eu vejo muitas clínicas realizando ações de marketing, mas não conseguem ter os resultados esperados porque os interessados nos serviços da clínica ficam  insatisfeitos com o primeiro atendimento telefônico. De nada adianta uma ação incrível, se as pessoas forem mal atendidas em sua clínica, tanto por telefone quanto presencialmente.

Porém, antes de cobrar a recepcionista é importante realizar um treinamento. Poucos profissionais fazem isso, mas muitos cobram demais as recepcionistas, e aí surgem os problemas, pois elas ficam perdidas e acabam fazendo o que acham que devem fazer.

Em um treinamento é importante apontar o que deve ser feito, estabelecer um script de atendimento e avaliar a forma que ela faz isso. Você vai se perguntar: “Mas como vou avaliar se estarei trabalhando?”. Uma sugestão é através de uma ferramenta fantástica e simples de aplicar chamada Cliente Oculto. Cliente Oculto é uma ferramenta de verificação do desempenho da recepcionista por alguém que se passa por um paciente verdadeiro. Sua realização é bem simples. Peça para um amigo ou familiar ligar na sua clínica como se fosse um cliente e sugira que anote todos os pontos importantes que verificou do atendimento da recepcionista. Peça pra que o cliente oculto seja um pouco inconveniente e faça muitas perguntas, com a finalidade de tirar a recepcionista de sua zona de conforto. Além disso, peça ao cliente oculto para avaliar se a recepcionista perguntou seu nome, como conheceu a clínica e o telefone no final da ligação. Estas informações são fundamentais. Todos gostam de serem chamados pelo nome. Saber como o paciente conheceu a clínica é primordial para que você saiba quais estratégias de marketing estão apresentando melhores resultados e o número telefônico é o seu contato garantido e para retomar o contato, tirar as dúvidas e tudo mais. Realizando o cliente oculto com certa periodicidade você saberá exatamente o que acontece enquanto você trabalha.

Importante lembrar que não adianta fazer tudo isso apenas uma vez. É necessário acompanhar sempre o atendimento, fazer reuniões quinzenais para que sua recepcionista possa participar do andamento do consultório. Quando o funcionário pode manifestar suas opiniões, ele se sente feliz, reconhecido e isso faz total diferença no desempenho. Aplique estas dicas e veja a diferença no desempenho de sua recepcionista.

Antes de concluir, eu quero convidá-lo a conhecer o Programa de Treinamento Online Recepção Nota 10. Eu desenvolvi este programa para aqueles profissionais de saúde que precisam treinar suas recepcionistas a terem um desempenho exemplar em atendimento telefônico, atendimento presencial, relacionamento com os pacientes, organização das tarefas, cobrança e todas as principais atividades que as recepcionistas devem realizar. O treinamento é um verdadeiro manual de atendimento clínico para as recepcionistas. Sabe o que é o melhor? O treinamento é online, então, você pode treinar sua equipe inteira, inclusive novas funcionárias, se precisar. O acesso é liberado 24 horas por dia durante 12 meses, permitindo que as recepcionistas possam assistir o curso quantas vezes desejarem e a hora que puderem.

Para mais informações, acesse: www.recepcaonota10.com.br

 

Espero que você tenha gostado da dica de hoje. Acompanhe nossos próximos vídeos e te vejo lá no curso!